Deprecated: Optional parameter $depth declared before required parameter $output is implicitly treated as a required parameter in /home/saudemental/public_html/blog/wp-content/themes/saudemental/functions.php on line 147

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/saudemental/public_html/blog/wp-content/themes/saudemental/functions.php:147) in /home/saudemental/public_html/blog/wp-includes/feed-rss2.php on line 8
SAÚDE MENTAL https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog -- Thu, 27 Oct 2022 12:15:18 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 Psicóloga aborda saúde mental em palestra para integrantes da PFN https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/10/27/psicologa-aborda-saude-mental-em-palestra-para-integrantes-da-pfn/ https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/10/27/psicologa-aborda-saude-mental-em-palestra-para-integrantes-da-pfn/#respond Thu, 27 Oct 2022 12:15:18 +0000 https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/?p=501 O tema “Saúde mental e estratégias de enfrentamento” norteou a palestra que a psicóloga Cássia Rocha ministrou para a Carreira, os servidores e os terceirizados da PFN. A apresentação integrou uma série de palestras promovidas pelo SINPROFAZ e pelo Grupo Nacional de Saúde Mental da Instituição. A conferencista convidada é mestra em Psicologia da Saúde, além de professora e coordenadora adjunta da Universidade Cruzeiro do Sul. Segundo Cássia Rocha, quando o assunto é saúde mental, “perceber que precisamos de ajuda é o primeiro passo. Conseguir buscar ajuda é um passo além”.

A psicóloga iniciou a palestra com um questionamento sobre o que, de fato, significa empatia. “Tão importante quanto se colocar no lugar do outro é conseguir sair desse lugar. Enquanto profissional da psicologia, preciso manter um distanciamento afetivo para não me perder na empatia. Porém, é comum que, antes de chegar a um especialista, recorramos a um colega, a um gestor. Será que esse colega ou gestor sabe o que fazer?” Segundo Cássia Rocha, o ideal é que essa pessoa acolha e incentive a busca por ajuda especializada. “Isso é se colocar no lugar do outro e sair para acionar um profissional.”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o termo “saúde” como o estado de completo bem-estar físico, mental e social – a saúde, então, não está relacionada apenas à ausência de doenças. A psicóloga ressaltou, no entanto, que estar saudável não significa estar imune a conflitos e aflições. A questão é o quanto essas situações conseguem afetar o indivíduo e exigir dele certo comportamento. “Por vezes nossos recursos internos de enfrentamento não são suficientes. Então precisamos de recursos externos capazes de nos fortalecer para darmos conta das situações”, explicou Cássia Rocha.

A palestrante abordou ainda o tema do impacto do pós-pandemia sobre a saúde mental das pessoas. Ela ressaltou que nem toda manifestação de sintomas deve ser considerada patológica, pois boa parte das reações é naturalmente esperada em um quadro de crise como a que o mundo viveu. “O medo, por exemplo, é um sinal importante de alerta. Se, entretanto, ele se transforma em fator incapacitante, então o cuidado de um especialista se torna essencial.” Por fim, Cássia Rocha destacou a necessidade de se construir uma rede de apoio, a qual, muitas vezes, vai além da família e inclui especialistas da saúde.

Acesse o YouTube e assista à palestra completa: bit.ly/SetembroAmareloSINPROFAZ

]]>
https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/10/27/psicologa-aborda-saude-mental-em-palestra-para-integrantes-da-pfn/feed/ 0
Psicólogo apresenta cinco passos para a saúde mental na PFN. Conheça! https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/10/14/psicologo-apresenta-cinco-passos-para-a-saude-mental-na-pfn-conheca/ https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/10/14/psicologo-apresenta-cinco-passos-para-a-saude-mental-na-pfn-conheca/#respond Fri, 14 Oct 2022 11:50:25 +0000 https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/?p=490

O psicólogo Cristiano Costa é coordenador do Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN. Em palestra promovida conjuntamente pelo Sindicato e pelo Grupo Nacional de Saúde Mental, Costa abordou os “Cinco Passos para um Setembro Amarelo na PFN”. A apresentação, na sede da PRFN 3ª Região, contou com transmissão ao vivo para Colegas, servidores, terceirizados e estagiários da Instituição em todo o país. Aos filiados, o SINPROFAZ lembra que Costa é o responsável pelas mensagens enviadas ao canal saudemental@sinprofaz.org.br. Os e-mails são sigilosos e lidos exclusivamente por ele.

Ao iniciar a palestra, o psicólogo chamou a atenção do público para a “voz da consciência” ou o “juízo” de cada pessoa. Segundo Costa, essa voz se manifesta de forma autônoma, isto é, nem sempre alinhada aos pensamentos e às atitudes do indivíduo. “Muitas vezes essa voz nos diz coisas que não queremos ouvir, mas que precisamos ouvir.” Para Carl Jung, psicoterapeuta criador da Psicologia Analítica, essa voz representa o “arquétipo do gênio pessoal”, compreendido pelos antigos como “um ser invisível, próximo”, que influencia os destinos. “Em certo aspecto, essa instância cuida de nós. Em nossa psicologia, porém, pode assumir a característica de um poço cheio de mágoas”, alertou Costa.

Conforme o psicólogo, a palavra “coração” também traduz a ideia de “eu interior”, com o qual precisamos estabelecer um diálogo. Portanto, o primeiro passo do Setembro Amarelo na PFN é, de acordo com Costa, ouvir o coração, que tem uma faceta “luminosa” e outra “sombria, magoada”. O segundo passo é compartilhar esse diálogo com alguém, levando em conta tudo de favorável e de desfavorável que o coração vem expressando. Conversar com um especialista representa o terceiro passo. “Já é hora de acabarmos com o preconceito em relação à psicoterapia e com a ideia de que devemos resolver sozinhos todos os nossos problemas. É aí que entramos em enrascadas”, advertiu.

O quarto passo, segundo o psicólogo, é começar uma atividade prazerosa, que proporcione entusiasmo. “É comum que nosso gênio relembre desejos antigos como aprender a tocar violão, viajar para certo lugar, realizar um sonho de infância. Dê início a esses projetos!” O quinto passo do Setembro Amarelo na PFN é iniciar algo de que não se gosta, mas que certamente fará bem: uma atividade física, uma reeducação alimentar, uma vida sociocultural mais ativa. É fundamental, ainda, dar fim a hábitos prejudiciais, a exemplo de relacionamentos tóxicos. “Nosso coração pode estar como um poço de mágoa, mas também pode estar repleto de tesouros escondidos”, concluiu.

Confira a íntegra da palestra em: bit.ly/SetembroAmareloSINPROFAZ

]]>
https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/10/14/psicologo-apresenta-cinco-passos-para-a-saude-mental-na-pfn-conheca/feed/ 0
Em palestra para a Carreira, neurologista aborda o problema do bournout https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/10/11/em-palestra-para-a-carreira-neurologista-aborda-o-problema-do-bournout/ https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/10/11/em-palestra-para-a-carreira-neurologista-aborda-o-problema-do-bournout/#respond Tue, 11 Oct 2022 12:33:00 +0000 https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/?p=498

O Diagnóstico Epidemiológico de Saúde Mental e Qualidade de Vida e de Trabalho na PFN, realizado pelo SINPROFAZ em 2021, revelou um cenário preocupante: procuradoras e procuradores da Fazenda Nacional se encontram em um grave estado de estresse ocupacional e fadiga capaz de desencadear o burnout, isto é, o colapso emocional, cognitivo e físico. Em vista disso, o Setembro Amarelo 2022 foi marcado, na PGFN, por uma conferência sobre o tema “O que você precisa saber sobre o Burnout“. O conferencista convidado foi Leandro Teles, médico neurologista formado e especializado pela USP, membro da Academia Brasileira de Neurologia e autor de quatro livros sobre saúde mental e cognitiva.

De acordo com Leandro Teles, o tema do burnout merece discussão, pois, enquanto problema da saúde mental moderna, envolve muitas dúvidas. Segundo o neurologista, por atingir um grande número de pessoas, o burnout não é uma questão individual, mas um problema social. “Existe uma glamourização do estresse. Que tipo de relações de trabalho nossa sociedade está fomentando?”, provocou. O excesso de burocracia, a quantidade de processos e a baixa tolerância ao erro são, conforme o neurologista, alguns dos motivos do esgotamento cerebral de muitos trabalhadores. Nessa realidade, combater o preconceito com relação a doenças mentais é fundamental, afirmou Teles.

O conferencista chamou a atenção do público para o prejuízo provocado pelo burnout: o profissional tem a saúde deteriorada; a instituição perde os bons funcionários do quadro e a sociedade passa a ser mal atendida, haja vista o contexto de estresse em que se encontram os servidores públicos. “O melhor para a produtividade é um cérebro saudável.” Na visão de Leandro Teles, muitos profissionais vêm trabalhando em um ritmo insustentável e exigindo do cérebro mais do que o órgão pode entregar. Por isso é falsa a tese de que “ninguém morre de trabalhar”. “O trabalho, hoje, está no centro das nossas vidas e da vida dos que infartam, que têm arritmia, que têm um derrame”, concluiu o neurologista.

Teles ressaltou o fato de o trabalho consumir os anos de maior vitalidade de uma pessoa, assim como as horas mais produtivas do dia dela. Daí o burnout ser o desfecho de meses, anos ou décadas de dedicação a uma relação laboral precária. “O estresse faz parte da vida, mas com intensidade, frequência e gatilhos aceitáveis. Ele deve surgir em momentos fora da curva. O estresse laboral crônico leva ao esgotamento mental”, sintetizou. De acordo com o especialista, a baixa autoestima, a impulsividade, a compulsão, a irritabilidade e o sofrimento antecipado são sintomas psíquicos do estresse descompensado, que antecede o completo esgotamento. “Se tudo está no prisma da melancolia, do ritmo frenético, da fadiga e da ansiedade, é bem possível que já exista um problema de saúde.”

A íntegra da palestra está disponível em: bit.ly/SetembroAmareloSINPROFAZ

]]>
https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/10/11/em-palestra-para-a-carreira-neurologista-aborda-o-problema-do-bournout/feed/ 0
Palestras sobre a Saúde Mental na PFN marcam o Setembro Amarelo 2022 https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/09/20/palestras-sobre-a-saude-mental-na-pfn-marcam-o-setembro-amarelo-2022/ https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/09/20/palestras-sobre-a-saude-mental-na-pfn-marcam-o-setembro-amarelo-2022/#respond Tue, 20 Sep 2022 20:24:00 +0000 https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/?p=479 O SINPROFAZ e o Grupo Nacional de Saúde Mental – PGFN se uniram para realizar um evento conjunto motivado pelo Setembro Amarelo. Realizadas ontem (19), as palestras ocorreram na sede da PRFN3, em São Paulo/SP, e contaram com transmissão virtual. PFNs, servidores, terceirizados e estagiários de todo o país puderam acompanhar ao vivo as exposições realizadas ao longo da tarde. O evento contou com palestras dos psicólogos Cristiano Costa, coordenador do Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN, e Cássia Rocha, responsável pelo Projeto Lugar de Cuidado, da Universidade Cruzeiro do Sul. Para a conferência central, o convidado foi o médico neurologista Leandro Teles, da Universidade de São Paulo.

Teles é autor de quatro livros sobre saúde mental e cognitiva e é membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Na conferência voltada para os integrantes da Procuradoria da Fazenda Nacional, o especialista abordou os sintomas e os determinantes do burnout. Definido como o estágio mais profundo do esgotamento físico e mental, o burnout é, segundo o conferencista, a maior causa de absenteísmo no trabalho atualmente. É, ainda, uma causa do “presenteísmo”, isto é, quando pessoas doentes, absolutamente fatigadas, seguem trabalhando em detrimento da própria saúde. “O estresse descompensado equivale ao pré-burnout, cujos sinais são dor de cabeça, problemas no sono, dificuldades de relacionamento. O burnout é o desfecho dessa luta.”

Os “Cinco passos para um Setembro Amarelo na PFN” foram apresentados na palestra de Cristiano Costa. De acordo com o psicólogo, os cinco passos são, em ordem, os seguintes: ouvir o próprio coração, em suas facetas luminosa e sombria; falar com alguém sobre o que de bom ou ruim o coração vem expressando; conversar com especialistas da saúde mental; começar uma atividade que promova entusiasmo pessoal e, por fim, tomar a iniciativa de realizar algo que faça bem ao corpo e à mente – uma atividade física, uma reeducação alimentar, uma vida social mais ativa. “Os pensamentos, favoráveis e desfavoráveis, não podem ficar limitados à nossa individualidade. Hoje temos, no Brasil, uma diversidade de psicoterapias, com as mais diversas abordagens”, incentivou o psicólogo.

A exposição foi seguida pela palestra “Saúde mental e estratégias de enfrentamento”, ministrada por Cássia Rocha. A psicóloga chamou o público para refletir sobre formas adequadas de se reagir a situações difíceis. Conforme a palestrante convidada, no campo mental, é fundamental buscar analisar as situações da forma mais realista possível e, assim, evitar idealizações. Também é preciso aceitar apoio emocional e oferecer apoio sempre que puder. Recomenda-se, ainda, experimentar novas formas de expressão, como a pintura, a escrita e a música. Ao falar da importância de que a identificação de doenças mentais seja feita por um especialista, Cássia Rocha destacou que “somente um profissional especializado é capaz de avaliar o quadro e definir um diagnóstico”.

]]>
https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/09/20/palestras-sobre-a-saude-mental-na-pfn-marcam-o-setembro-amarelo-2022/feed/ 0
Em webinar, SINPROFAZ apresenta parceria firmada com o Rituaali Clínica & Spa https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/04/06/em-webinar-sinprofaz-apresenta-parceria-firmada-com-o-rutuaali-clinica-spa/ https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/04/06/em-webinar-sinprofaz-apresenta-parceria-firmada-com-o-rutuaali-clinica-spa/#respond Wed, 06 Apr 2022 14:01:10 +0000 https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/?p=465 Em webinar realizado na data de ontem (5), a Carreira conheceu o Rituaali Clínica & Spa. O centro de medicina integrada é o novo aliado do Sindicato em favor da saúde física e mental de filiadas e filiados. A parceria é mais uma ação do Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN e garante valores promocionais para aquelas e aqueles que se interessarem pela experiência de descanso, imersão e autocuidado. O webinar de apresentação foi aberto pela vice-presidenta do SINPROFAZ, Iolanda Guindani. “Hoje temos a honra de apresentar a vocês, PFNs, a parceria firmada com o Rituaali Clínica & Spa. Como é bom ser portadora dessa boa notícia”, comemorou a vice-presidenta.

Na sequência, Cristiano Costa assumiu a condução do evento. Coordenador do Projeto do SINPROFAZ, o psicólogo lembrou os resultados do Diagnóstico Epidemiológico de Saúde Mental e Qualidade de Vida e de Trabalho na PFN: a pesquisa promovida pelo Sindicato apontou que a Carreira está a caminho do burnout, isto é, da completa estafa. “A saúde mental ainda é repleta de tabus e preconceitos que precisamos vencer, porque, muitas vezes, quando buscamos ajuda, já estamos em um estado crítico. A experiência de imersão qualificada proposta pelo Rituaali pode realmente fazer a diferença”, afirmou Cristiano Costa, que concluiu: “Como bem disse Carlos Drummond de Andrade, a vida necessita de pausas”.

A apresentação de detalhes do centro coube à sócia e diretora de Marketing e Vendas do Rituaali Clínica & Spa. De acordo com Lorena Trindade, o Ritualli recebe hóspedes de diferentes perfis, com alto nível de estresse e esgotamento emocional, com interesse em perder peso, com o desejo de se refugiar perto da natureza. Em comum, todos buscam mais qualidade de vida. “Hoje em dia, doenças crônicas como hipertensão, diabetes e depressão são ocasionadas pela rotina agitada, pelo alto nível de exigência do trabalho e da família. Assim, nós não nos priorizamos. É preciso mudar de atitude e passar a cuidar melhor do Corpo, da Mente e do Espírito. A natureza é uma protagonista nesse processo terapêutico”, ressaltou.

O Rituaali Clínica & Spa oferece tratamento integrado proporcionado por uma equipe altamente qualificada: são médicos, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos que trabalham de forma personalizada, conforme as necessidades de cada hóspede. “No Rituaali, as pessoas têm o start para novos hábitos, novas relações. Elas chegam de um jeito e saem com um olhar diferente. A experiência é única”, destacou Márcia Reis, psicóloga do Rituaali Clínica & Spa e convidada para o webinar do SINPROFAZ. Segundo a psicóloga, o centro recebe muitos hóspedes em nível alto de exaustão. “No Rituaali, as pessoas passam por um processo de desintoxicação e, em seguida, de restauração, tanto física quanto mental.”

Depoimentos

Cliente do Rituaali Clínica & Spa e entusiasta da proposta de imersão, a filiada Beatriz Pereira contou sobre a experiência de autocuidado que vivenciou como hóspede do centro. Segundo a procuradora da Fazenda Nacional, entre os aspectos que motivaram a escolha pelo Ritualli esteve a localização privilegiada: o centro fica em Penedo/RJ, a 175 km do Rio de Janeiro/RJ e a 269 km de São Paulo/SP. Ao abordar a necessidade do descanso, Beatriz Pereira alertou: “Não é fácil reconhecer que precisamos de pausas. Existe uma certa onipotência. Mas devemos parar antes de sermos parados”. Durante a exposição, a filiada ainda fez elogios ao atendimento, à gastronomia e às práticas do centro, a exemplo das atividades físicas.

No webinar, o SINPROFAZ também foi representado pela diretora Ana Cristina Guimarães. Ao fazer uso da palavra, a PFN ressaltou a nova realidade da Carreira, em que o home office está mais presente. De acordo com a diretora do Sindicato, o trabalho remoto confunde os momentos de pausa, porque a vida profissional e a vida pessoal se misturam. “Temos consciência do que é preciso fazer – alimentar-se bem, praticar exercícios físicos – mas não temos forças, além de estarmos tomados por responsabilidades e prazos. Já vivi uma situação de estresse profundo e tive consequências danosas, inclusive físicas. É preciso dar um tempo para nós mesmos e criar um círculo virtuoso capaz de transformar nossas vidas.”

Assista à íntegra do webinar no YouTube do SINPROFAZ: youtu.be/6IbR5-vbHJw

Para saber mais sobre o Rituaali Clínica & Spa, acesse: youtube.com/c/Rituaali

]]>
https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/04/06/em-webinar-sinprofaz-apresenta-parceria-firmada-com-o-rutuaali-clinica-spa/feed/ 0
Psicólogo coordenador do Projeto de Saúde Mental obtém título de valor internacional https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/01/14/psicologo-coordenador-do-projeto-de-saude-mental-obtem-titulo-de-valor-internacional/ https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/01/14/psicologo-coordenador-do-projeto-de-saude-mental-obtem-titulo-de-valor-internacional/#respond Fri, 14 Jan 2022 11:47:36 +0000 https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/?p=460 No mês de dezembro, o psicólogo Cristiano Costa (CRP 03/02105), diretor-executivo da Psych – Psicologia Clínica e Organizacional e coordenador do Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN, obteve o título de Analista Junguiano. O certificado foi concedido pela Associação Junguiana do Brasil – AJB, vinculada, por sua vez, à International Association for Analytical Psychology – IAAP, cuja sede fica em Zurique, na Suíça.

Trata-se de um título de valor internacional, considerando-se que a IAAP é quem chancela os critérios necessários à formação de novos analistas na linha criada por Carl Gustav Jung (1875-1961) – linha conhecida pela consideração do inconsciente não apenas no nível pessoal, mas, sobretudo, do inconsciente coletivo na origem e no tratamento das psicopatologias individuais e grupais.

Para o SINPROFAZ, o título significa a comprovação do primor e do zelo com que o Projeto vem sendo conduzido e da responsabilidade na proposição de iniciativas para a qualidade de vida da Carreira – dimensão tão relevante na vida de filiadas e filiados.

Saúde Mental na PFN
Visando à quebra do preconceito e à conscientização a respeito da importância do apoio profissional, o SINPROFAZ disponibiliza aos associados o suporte inicial do psicólogo Cristiano Costa. Em atenção à saúde emocional da Carreira, o Sindicato renovou o contrato com o especialista, com o qual as Procuradoras e os Procuradores da Fazenda Nacional podem contar em caso de emergência.

Para acionar o suporte de Cristiano Costa, ligue para (71) 99987-3340 ou envie e-mail para saudemental@sinprofaz.org.br. As mensagens recebidas têm o sigilo resguardado pelo psicólogo, que é o único autorizado a acessar o endereço eletrônico.

]]>
https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2022/01/14/psicologo-coordenador-do-projeto-de-saude-mental-obtem-titulo-de-valor-internacional/feed/ 0
Em palestra à Carreira, Sidarta Ribeiro aborda a ciência por trás do sono e dos sonhos https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2021/10/05/em-palestra-a-carreira-sidarta-ribeiro-aborda-a-ciencia-por-tras-do-sono-e-dos-sonhos/ https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2021/10/05/em-palestra-a-carreira-sidarta-ribeiro-aborda-a-ciencia-por-tras-do-sono-e-dos-sonhos/#respond Tue, 05 Oct 2021 14:35:22 +0000 https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/?p=449

A Carreira assistiu, na última quinta-feira (30), ao Webinar Setembro Amarelo – Qualidade de vida, Sono e Sonhos. O evento teve como convidado especial o neurocientista Sidarta Ribeiro, professor e vice-presidente do Instituto do Cérebro da UFRN. O uso excessivo das telas, nas quais “está todo mundo viciado”, foi o primeiro tema abordado na palestra: de acordo com o neurocientista, além de trabalhar em frente a uma tela durante várias horas por dia, as pessoas também têm utilizado as telas para se divertir e interagir. Esse hábito, segundo o palestrante, interfere, entre outros, no aprendizado e no sono. “Como vivemos grudados às telas, também estamos sem tempo para trocar olhares, conversar com calma, ouvir música, cultivar os amigos. Precisamos ter moderação”, alertou.

O professor deu início então à exposição sobre os temas do sono e dos sonhos. Conforme Sidarta Ribeiro, até o final da Idade Média, os sonhos eram compreendidos como potenciais revelações – foram eles os responsáveis por guiar as escolhas e a evolução de diversas sociedades e civilizações ao longo do tempo. Para o neurocientista, esse entendimento sobre os sonhos mudou a partir da união entre a ciência e o capitalismo. Só no final do século XIX, o estudo dos sonhos foi retomado por pesquisadores como Freud e Jung, que contribuíram com evidências sobre a relação entre sonho e vigília: o que vivemos durante o dia tem muito a ver com aquilo que sonhamos à noite. Hoje, entende-se que “os sonhos são uma maneira de filtrar as informações que precisamos para o dia seguinte. Quando se dorme mal, essa triagem é prejudicada”.

Levando em conta as dificuldades que marcam a atualidade no mundo todo, o professor apresentou um estudo sobre como os sonhos foram afetados pela pandemia. “As pessoas que sofrem mais durante a vigília, isto é, que têm mais pensamentos adversos, são também as que mais têm pesadelos”, explicou. De acordo com Sidarta Ribeiro, ainda que a pandemia tenha piorado a saúde mental de grande parte das pessoas, para uma parcela da população o distanciamento social possibilitou um autocuidado que não existia e que favoreceu a saúde mental. “O desafio, então, está em criar uma cultura em que o tempo não seja todo entregue para o trabalho, em que existam momentos para cuidar de si.” O palestrante ressaltou, no entanto, o obstáculo que caracteriza o atual estilo de vida: “as pessoas não têm mais tempo para fazer o que é saudável”.

Durante a exposição, Sidarta Ribeiro demonstrou que a ausência de sono provoca graves prejuízos à saúde, a exemplo do déficit cognitivo, da desregulação emocional e do estresse. A médio prazo, essa deficiência funciona como fator de risco para distúrbios como depressão, doenças cardiovasculares e mal de Alzheimer. O sono satisfatório, por outro lado, motiva uma série de benefícios: “O tempo que passamos em sono REM – fase que se inicia, em geral, após 90 minutos – é proporcional, por exemplo, à criatividade que manifestamos. Se uma pessoa em sua equipe não consegue concluir uma tarefa, talvez ela precise trabalhar menos e dormir mais”. A criatividade, segundo o professor, também se relaciona com os sonhos: importantes artistas e cientistas atribuíram suas obras e descobertas às inspirações oníricas que tiveram.

Para encerrar a palestra, que contou com ampla audiência da Carreira, Sidarta Ribeiro destacou: “Precisamos retomar a conexão que tínhamos com o sono e os sonhos. Precisamos reaprender a dormir e a sonhar”. Além da presença do neurocientista, o Webinar Setembro Amarelo – Qualidade de vida, Sono e Sonhos contou com as participações de Achilles Frias, presidente do SINPROFAZ; Adriana Rocha, procuradora-geral da Fazenda Nacional substituta; Beatriz Pereira, representante do Grupo Nacional de Saúde Mental – PGFN; Aleksey Cardoso, diretor do Departamento de Gestão Corporativa – PGFN; e Cristiano Costa, psicólogo coordenador do Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN.

A palestra de Sidarta Ribeiro está disponível no YouTube do SINPROFAZ! Assista em: bit.ly/SonoeSonhos

]]>
https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2021/10/05/em-palestra-a-carreira-sidarta-ribeiro-aborda-a-ciencia-por-tras-do-sono-e-dos-sonhos/feed/ 0
SINPROFAZ realiza Webinar sobre “Qualidade de vida, Sono e Sonhos”. Assista! https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2021/10/01/sinprofaz-realiza-webinar-sobre-qualidade-de-vida-sono-e-sonhos-assista/ https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2021/10/01/sinprofaz-realiza-webinar-sobre-qualidade-de-vida-sono-e-sonhos-assista/#respond Fri, 01 Oct 2021 14:40:00 +0000 https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/?p=453

Temas como a importância do sono para a prevenção ao burnout foram abordados no Webinar Setembro Amarelo – Qualidade de vida, Sono e Sonhos, realizado ontem (30) pelo SINPROFAZ. O evento teve como convidado especial o neurocientista Sidarta Ribeiro, professor e vice-presidente do Instituto do Cérebro da UFRN. O Webinar ainda contou com as presenças de Achilles Frias, presidente do SINPROFAZ; Adriana Rocha, procuradora-geral da Fazenda Nacional substituta; Beatriz Pereira, representante do Grupo Nacional de Saúde Mental – PGFN; Aleksey Cardoso, diretor do Departamento de Gestão Corporativa – DGC/PGFN; e Cristiano Costa, psicólogo coordenador do Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN.

Coube ao presidente do Sindicato abrir o evento e dar as boas-vindas ao público e aos participantes do Webinar. Segundo Achilles Frias, a palestra motivada pelo Setembro Amarelo foi mais uma ação do Projeto de Saúde Mental que, lançado há um ano, ganhou continuidade para atender à demanda da Carreira: “A PGFN tem demonstrado resultados brilhantes de arrecadação e eficiência. É um órgão muito respeitado no cenário político. Nosso atual desafio é fazer com que essa Instituição de excelência preserve também a saúde de seus Membros. Percebemos a paixão dos mais de dois mil procuradores da Fazenda Nacional, mas essa dedicação tem um custo muito alto. A questão da saúde mental tem toda a atenção do SINPROFAZ”.

Qualidade de vida, Sono e Sonhos
De acordo com o professor Sidarta Ribeiro, sono e sonhos formam a base de uma saúde perfeita, alcançada quando se soma a alimentação de boa qualidade e o exercício físico regular. Ao abordar a questão da sobrecarga de trabalho, o neurocientista apontou para a existência de uma “glorificação do sacrifício” em todas as profissões. “Estamos longe do equilíbrio, construindo uma sociedade do cansaço, da exaustão. Estamos sempre devendo, nunca está bom o suficiente. Isso tem muito a ver com o tempo on-line: aquele que consegue desligar o celular e se concentrar no presente faz muito pela saúde. Mas diminuir a quantidade de trabalho também é uma questão política. Afinal, estamos correndo para onde? Será que precisamos trabalhar tanto?”, questionou.

Os preocupantes resultados do Diagnóstico de Saúde Mental e Qualidade de Vida e de Trabalho na PFN foram destacados por Cristiano Costa em exposição durante o Webinar: a pesquisa do Sindicato concluiu que a Carreira caminha para um quadro de burnout. “Constatou-se a estafa e a insônia dos PFNs, além do senso de que não possuem condições para gozar a vida, ter lazer e usufruir de uma diversidade de experiências. A percepção geral de impessoalidade e falta de afeto também impacta a vida dos Membros da Carreira”, explicou o psicólogo. Conforme o Diagnóstico, a sobrecarga na Instituição é percebida como máxima e 66,93% dos PFNs acreditam que a efetiva melhoria das condições de trabalho está relacionada ao suporte administrativo.

Representantes da Carreira
Convidada para falar ao público, Beatriz Pereira apresentou o Grupo Nacional de Saúde Mental – PGFN. De acordo com a filiada, o Grupo é formado por mais de uma dezena de Colegas representantes de todas as Regiões do país. Ao fazer referência à palestra de Sidarta Ribeiro, a procuradora da Fazenda chamou a atenção para a abordagem dos aspectos técnicos e, especialmente, dos aspectos estruturais – estes, segundo ela, são os que demandam os maiores esforços. “Convido todas e todos para um pacto coletivo: precisamos resgatar a ‘ética do cuidado’ – como dito pelo professor Sidarta Ribeiro – e tratar da saúde mental em rede. Estamos todos no mesmo barco e com grande potencial de adoecimento. É justamente na vulnerabilidade que podemos nos mostrar mais fortes.”

No Webinar, a PGFN foi representada por Adriana Rocha e Aleksey Cardoso. De acordo com a procuradora-geral substituta, os gestores da Instituição têm a percepção do quanto as reflexões sobre saúde mental são importantes – isso porque o tema não guarda respostas fáceis. “Talvez a melhor resposta esteja na empatia, no olhar generoso para o outro, na compreensão de nossas vulnerabilidades e no entendimento de que todos estamos suscetíveis a dificuldades”, ressaltou. A fala foi reiterada pelo diretor do DGC, segundo o qual “estão todos imbuídos do desejo de enfrentar os desafios que existem na PGFN. Já tivemos várias reuniões internas envolvendo os procuradores-adjuntos e os regionais e temos debatido bastante a temática da saúde mental”.

Sorteios de livros
Findado o Webinar Setembro Amarelo – Qualidade de vida, Sono e Sonhos, foram realizados os sorteios de cinco exemplares da obra O oráculo da noite: A história e a ciência do sonho, de autoria do palestrante convidado Sidarta Ribeiro. No livro lançado em 2019, o autor responde a perguntas como “o que são os sonhos?” e “qual o papel deles na evolução da consciência humana?”. As filiadas e os filiados ao SINPROFAZ contemplados nos sorteios foram Ricardo Almeida Zacharias, Érica Feitosa Fortaleza, Marcelo Vieira de Sousa César, Andréa Borges Araújo e Mônica Franke da Silva. Os livros serão encaminhados às cinco residências. Parabéns aos contemplados!

Não assistiu ao Webinar Setembro Amarelo – Qualidade de vida, Sono e Sonhos? Acesse o YouTube do SINPROFAZ e confira: bit.ly/SonoeSonhos

]]>
https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2021/10/01/sinprofaz-realiza-webinar-sobre-qualidade-de-vida-sono-e-sonhos-assista/feed/ 0
SINPROFAZ leva ao PGFN os resultados do Diagnóstico de Saúde Mental e Qualidade de Vida https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2021/09/13/sinprofaz-leve-ao-pgfn-os-resultados-do-diagnostico-de-saude-mental-e-qualidade-de-vida/ https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2021/09/13/sinprofaz-leve-ao-pgfn-os-resultados-do-diagnostico-de-saude-mental-e-qualidade-de-vida/#respond Mon, 13 Sep 2021 13:30:19 +0000 https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/?p=432

O SINPROFAZ, representado pelo presidente Achilles Frias; pela filiada Beatriz Pereira, integrante do Grupo Nacional de Saúde Mental – PGFN; e pelo psicólogo Cristiano Costa, coordenador do Projeto do SINPROFAZ de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN, esteve reunido na sexta-feira (10) com o procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano. Do encontro, também participaram o diretor do Departamento de Gestão Corporativa, Aleksey Cardoso; o subprocurador-geral substituto da Fazenda Nacional, Fabiano Araújo; a procuradora-geral adjunta de Consultoria e Estratégia da Representação Judicial, Adriana Rocha; o coordenador-geral de Estratégia de Recuperação de Créditos, João Grognet; e o chefe de gabinete, Diogo Soriano. Os resultados do Diagnóstico Epidemiológico de Saúde Mental e Qualidade de Vida e de Trabalho na PFN motivaram a reunião.

Na oportunidade, Cristiano Costa chamou a atenção dos presentes para a relação entre os transtornos, verificados pela pesquisa, e o cotidiano de trabalho da Carreira, o qual inclui dificuldades como a sobrecarga e o desvio de função e aponta para um quadro de burnout na PGFN. Segundo o psicólogo, os problemas relativos à saúde mental não são uma impressão, mas uma realidade na Instituição. Os apontamentos dos representantes sindicais foram ouvidos com atenção e receptividade pelos integrantes da Administração, que avaliaram as medidas sugeridas pelo SINPROFAZ e se comprometeram a atuar para a reversão do cenário conjuntamente com o Sindicato e o Grupo Nacional de Saúde Mental – PGFN. Uma nova reunião para acompanhamento dos avanços foi sugerida pelo próprio procurador-geral da Fazenda Nacional.

Diretrizes para atuação
Visando ao manejo e à melhoria do quadro, o SINPROFAZ levou à cúpula uma série de sugestões, entre as quais a priorização da atividade-fim na rotina do PFN. Segundo Achilles Frias, “o Diagnóstico constatou que os Colegas gastam metade do tempo com operações meramente administrativas e, devido à sobrecarga, têm dificuldades até mesmo para assimilar os conteúdos e as orientações da Instituição”. Ao abordar a questão das licenças psiquiátricas, o presidente reforçou a importância de uma ampla conscientização, para que os Membros da Carreira que necessitem de ajuda não se sintam constrangidos por buscá-la e, se for o caso, por se afastar do trabalho. “É preciso ainda sensibilizar as lideranças para que os casos de sofrimento mental sejam detectados no âmbito da própria Instituição, e não encaminhados à Corregedoria”, ressaltou Achilles Frias.

Para que haja esse diagnóstico prévio, no entanto, é essencial, como destacou Beatriz Pereira, que as chefias sejam capacitadas para lidar com questões de saúde emocional. Conforme a procuradora, por meio do Projeto de Saúde Mental, o SINPROFAZ alcança filiadas e filiados, mas é necessário promover a interlocução com todos os envolvidos e mobilizar as lideranças: “A saúde mental se trata preventivamente e em rede. Por isso é urgente rompermos com os preconceitos, ainda muito fortes na Carreira, e conscientizarmos a ponta e as chefias. É fundamental que essa campanha de conscientização envolva a Administração”. Além da diminuição do risco da injusta responsabilização de Colegas em sofrimento mental, a compreensão dos casos pelos chefes pode contribuir para o fortalecimento do vínculo de confiança e cooperação entre os PFNs – medida sugerida por Cristiano Costa.

Outra sugestão foi apresentada pelo psicólogo: a implementação de uma Unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal – SIASS. A referida Unidade tem previsão legal (Lei n° 10.216/2001, Decreto n° 6.833/2009, Portaria n° 1.261/2010 e Portaria Normativa n° 3/2013) e, conforme a legislação, se presta a ações de acolhimento, prevenção e supervisão de situações de desordem de saúde – como as de origem psicológica – que possam afetar o desempenho profissional. De acordo com Costa, “apesar da relevância da PGFN e do quantitativo de Membros ‘a caminho do burnout‘, não temos na Instituição uma Unidade SIASS que faça uma triagem mais qualificada dos casos de saúde mental. O SINPROFAZ vem desempenhando esse papel, mas é importante que a própria Procuradoria da Fazenda Nacional receba e trabalhe com essas informações”.

Para conferir o Relatório do Diagnóstico, acesse bit.ly/DiagnosticoRelatorioFinal.

]]>
https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2021/09/13/sinprofaz-leve-ao-pgfn-os-resultados-do-diagnostico-de-saude-mental-e-qualidade-de-vida/feed/ 0
Em Webinar, palestrante apresenta análise psicológica da violência masculina https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2021/08/11/em-webinar-palestrante-apresenta-analise-psicologica-da-violencia-masculina/ https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2021/08/11/em-webinar-palestrante-apresenta-analise-psicologica-da-violencia-masculina/#respond Wed, 11 Aug 2021 14:50:07 +0000 https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/?p=456

Cristiano Costa é sócio-administrador da Psych – Psicologia Clínica e Organizacional. Convidado para coordenar o Projeto de Saúde Mental e Qualidade de Vida na PFN, idealizou o webinar Olhos nos olhos, quero ver o que você faz! – A construção das masculinidades e a análise psicológica da violência masculina, que encerrou o projeto PFN e Gênero: Sensibilização, Conscientização e Diálogos. Em palestra à Carreira na ocasião do webinar, o psicólogo tratou da Teoria dos Arquétipos, de Carl Gustav Jung, segundo a qual “previamente ao que a cultura vai estabelecendo como comportamento aceitável para cada sexo, existe a questão da polaridade do psiquismo humano”. A primeira dessas dualidades, de acordo com Costa, é a do consciente e inconsciente, que se desdobra na polaridade do masculino e feminino.

O tema dos mitos, que “falam mais para o nosso coração e não tanto para a nossa intelectualidade”, foi explorado pelo palestrante. Para iniciar a exposição sobre o assunto, Cristiano Costa lançou mão da chamada “doutrina do Logos”, descrita no primeiro capítulo do Evangelho de João. “A ideia de que ‘a luz brilhou nas trevas e as trevas não a compreenderam’ nos remete a um entendimento da realidade em dois polos: o da luz e o da treva.” Ao fazer uma conexão entre a passagem bíblica e a filosofia grega, o psicólogo citou Platão, segundo o qual “nossa natureza de outrora não era a mesma de agora, mas diferente. Em primeiro lugar, três eram os gêneros da humanidade, não dois como agora, o masculino e o feminino. Também havia um terceiro, comum a estes dois, do qual resta agora um nome, desaparecida a coisa”.

Cristiano Costa propôs então uma reflexão sobre o que é uma relação. Retomando um conceito de Jung – para quem duas personalidades, ao se tocarem, passam a provocar uma reação química -, o palestrante apresentou a ideia da relação como um vaso. De acordo com o psicólogo, essa analogia evoca os mistérios mundanos que ultrapassam os indivíduos, como a questão da morte. “Esse conceito de relação universaliza os desafios do afeto. Em todos os povos e em todas as culturas ao longo da história, percebemos relações que se configuram com assimetria, mas também relações que revelam os desafios da convivência, das trocas que precisam ser estabelecidas.” Relação seria, portanto, o direito à ampliação da personalidade, à autorrealização, ao acolhimento de si e do outro, haja vista que a individuação guarda dores e desafios.

Conforme Cristiano Costa, “toda relação faz emergir aquilo que está oculto em nosso inconsciente”. Isso explica a necessidade e a importância de nos darmos conta dos “monstros que nos habitam”: “É preciso ter coragem para falar sobre aquilo que nos assusta, que nos desafia. Para perceber que existem facetas sombrias de nossa personalidade que, em vez de serem devolvidas para fora, precisam ser trazidas para mais perto”. De acordo com o psicólogo, vem daí a linha de raciocínio que nos leva a pensar sobre como pessoas próximas, conhecidas, podem ser capazes de monstruosidades. Por fim, segundo Costa, a prática da violência se relaciona com experiências de humilhação. Nesse sentido, idealizações e projeções do homem seriam responsáveis por originar os padrões de assimetria, submissão, dominação e agressão.

Acesse bit.ly/CristianoCosta e confira a palestra completa!

]]>
https://saudemental.sinprofaz.org.br/blog/2021/08/11/em-webinar-palestrante-apresenta-analise-psicologica-da-violencia-masculina/feed/ 0